Desvio e estigma no mundo do futebol: Notas para um estudo do corpo e das performances atléticas

Autores

  • Fausto Amaro Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj)
  • Débora Gauziski Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj)

Palavras-chave:

Mídia, Futebol, Estigma, Desvio

Resumo

De modo sucinto, o objetivo deste artigo é investigar, pelo viés do estigma (GOFFMAN, 1975) e do desvio (BECKER, 2008; ELIAS; SCOTSON, 2000), alguns padrões corporais presentes na história do futebol brasileiro. Alguns exemplos ganham destaque ao longo de nossa investigação: os jogadores Garrincha e Walter e, principalmente, a equipe do Vasco da Gama campeã estadual em 1923. Por meio da análise das fotografias dos jornais daquele ano, observamos as relações entre as imagens do corpo e o esporte, buscando evidências para o estudo dos desviantes. Ao final, propomos alguns desdobramentos para pesquisas que enfoquem as associações entre corpo (e sua representação imagética) e esporte.

Biografia do Autor

Fausto Amaro, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj), com bolsa Faperj. Mestrado em Comunicação pela mesma instituição, desenvolvido com apoio da Capes.  Membro do projeto "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", coordenado pelo Professor Ronaldo Helal. Pesquisador associado à Intercom (GP Comunicação e Esporte) e ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj). Endereço eletrônico: faustoarp@hotmail.com

Débora Gauziski, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj)

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCom/Uerj, com bolsa Faperj. Mestrado pela mesma instituição, desenvolvido com apoio da Capes. Membro do grupo de pesquisa “Regimes de visibilidade: a construção da visualidade da fotografia contemporânea”, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando do Nascimento Gonçalves. Especialista em Jornalismo Cultural pela Uerj. Pesquisadora associada à Intercom (GP Fotografia). Endereço eletrônico: deboragauziski@gmail.com

Referências

BECKER, H. (2008). Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

____________. (2009). Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BOURDIEU, P. (2004), Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense.

COSTA, L. M. da (2008). A trajetória da queda: as narrativas da derrota e os principais vilões da seleção brasileira em Copas do Mundo. Tese de doutoramento, Rio de Janeiro, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ELIAS, N.; Scotson, J. (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

FILHO, M. (2003). O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Faperj/MAUAD.

GASPAR, M. D. (1983). “Desvio e Estigma: discussão sobre o campo teórico desses conceitos”. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 7., Águas de São Pedro. Anais...Águas de São Pedro: ANPOCS, pp. 1-14

GOFFMAN, E. (1975). Estigma. Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

GUERRA, M. (2012). Prefácio. In: F. Mostaro, Garrincha x Pelé. A influência da mídia na carreira de um jogador. Juiz de Fora: Juizforana.

GUMBRECHT, H. U. (2010). Produção de presença, Rio de Janeiro, Contraponto/PUC-Rio.

HALBWACHS, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo, Edições Vértice.

HALL, S. (2001). A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora.

HELAL, R.; TEIXEIRA, J. P. V. (2010). “O racismo no futebol carioca na década de 20 e a invenção das tradições”. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 33., Caxias do Sul. Anais...São Paulo: Intercom, pp. 55-65.

LE GOFF, J.; TRUONG, N. (2006). Uma história do corpo na Idade Média, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

LOVISOLO, H.; SOARES, A. J. (2003). “Corpo: dominação e louvação”. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 26, Caxambu. Anais...São Paulo: ANPOCS, pp. 1-13.

MAFFESOLI, M. (2007). O ritmo da vida, Rio de Janeiro, Record.

MATTOS, H. (1994). A Copa de 1950 (1994). Brasil, colorido; preto e branco, 40 min. (reportagem para a TV Cultura de São Paulo).

MOSTARO, F. (2012). Garrincha x Pelé. A influência da mídia na carreira de um jogador. Juiz de Fora: Juizforana.

ORTIZ, R. (2012). Cultura Brasileira & Identidade Nacional. São Paulo: Editora Brasiliense.

SENNETT, R. (1999). Carne e pedra. Rio de Janeiro: Record.

SOARES, A. J., LOVISOLO, H. (2007). O futebol é fogo de palha: a “profecia” de Graciliano Ramos. In: R. Helal, A. J. Soares, H. Lovisolo (eds.), A invenção do país do futebol: Mídia, Raça e Idolatria, Rio de Janeiro, Mauad, pp. 123-134.

TEIXEIRA, J. P. V. (2010). “1923: investigação sobre a existência de racismo no noticiário esportivo carioca”. Revista Contemporânea, 8, pp. 28-42.

VELHO, G. (1985). “O Estudo do Comportamento Desviante: A Contribuição da Antropologia Social”. In: G. Velho (ed.), Desvio e divergência: uma crítica da patologia social, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., pp. 11-28.

VIEIRA, J. J. (2002). “De Jogo em Jogo: Uma análise sobre aspectos raciais e mobilidade social no futebol carioca”. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 25, Caxambu. Anais... São Paulo, ANPOCS, pp. 1-16.

Downloads

Publicado

16/12/14