Credibilidade, informação e acontecimento no Whiplash.net: produção e consumo de fãs no retorno do Black Sabbath

Autores

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rayana Sara Almeida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rayana Sara Almeida da Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Whiplash.net, Jornalismo participativo, Credibilidade, Acontecimento, Informação

Resumo

O portal de notícias Whiplash.net, especializado nos estilos musicais rock e heavy metal, possui conteúdo colaborativo elaborado, essencialmente, pelos próprios leitores. Opera-se no site, por usuários que são fãs, uma espécie de circuito informativo que, de alguma forma, coloca em cena questões jornalísticas e comunicativas, tangenciando um ethos profissional e práticas sociais que envolvem o mundo das celebridades, do culto ao artista e da cena musical. Este artigo, a partir de 399 textos publicados entre 2011 e 2014, sobre o retorno da banda britânica Black Sabbath depois de 30 anos de separação, analisou as matérias colaborativas realizadas e sua circulação, observando os fluxos de postagens e comentários no site. Partindo do acontecimento em questão e de sua dimensão hermenêutica, problematizou-se, do ponto de vista da produção e do consumo de conteúdos informativos na contemporaneidade e das chamadas “mudanças estruturais no jornalismo”, este tipo de jornalismo, seu caráter, sua natureza e credibilidade.

Biografia do Autor

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua também como Diretor Executivo da Editora UFOP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rayana Sara Almeida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Rayana Sara Almeida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

16/12/14