Credibilidade, informação e acontecimento no Whiplash.net: produção e consumo de fãs no retorno do Black Sabbath
Palavras-chave:
Whiplash.net, Jornalismo participativo, Credibilidade, Acontecimento, InformaçãoResumo
O portal de notícias Whiplash.net, especializado nos estilos musicais rock e heavy metal, possui conteúdo colaborativo elaborado, essencialmente, pelos próprios leitores. Opera-se no site, por usuários que são fãs, uma espécie de circuito informativo que, de alguma forma, coloca em cena questões jornalísticas e comunicativas, tangenciando um ethos profissional e práticas sociais que envolvem o mundo das celebridades, do culto ao artista e da cena musical. Este artigo, a partir de 399 textos publicados entre 2011 e 2014, sobre o retorno da banda britânica Black Sabbath depois de 30 anos de separação, analisou as matérias colaborativas realizadas e sua circulação, observando os fluxos de postagens e comentários no site. Partindo do acontecimento em questão e de sua dimensão hermenêutica, problematizou-se, do ponto de vista da produção e do consumo de conteúdos informativos na contemporaneidade e das chamadas “mudanças estruturais no jornalismo”, este tipo de jornalismo, seu caráter, sua natureza e credibilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.