Netscapismo, as mídias sociais e a constituição do sujeito: Entre a conexão contínua e o desamparo

Autores

  • Alysson Bruno M. Assunção Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras

Palavras-chave:

Internet, mídias sociais, conexão, solidão, desamparo.

Resumo

Esse trabalho busca abordar as mídias sociais e a influência nos modelos de expressão das individualidades que delas decorrem. Argumenta-se que essas ferramentas de conexão estabelecem novas formas de agenciamento de subjetividades, facilitando a evitação do desconforto por meio da imersão na rede. Dado o cenário de intensificação do uso de aparatos relacionais móveis, procurou-se compreender, a partir da pesquisa bibliográfica, as implicações subjetivas e na apresentação de comportamentos, catalizados por certos tipos de interação virtual na vida cotidiana. São observados o contexto atual de acesso, a utilização de interfaces e o compartilhamento de informações, o status de realidade presente nas interações, a fuga do desamparo e outras consequências da utilização das mídias sociais por parte dos sujeitos no âmbito da cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Alysson Bruno M. Assunção, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras

Mestre em Tecnologias da Comunicação e Cultura pelo PPGCom/UERJ, especialista em Jornalismo (ABJL) e em Psicologia Clínica (IBAC). Professor associado ao IBMR e Profissional de Comunicação Social na Petrobras.

Referências

BARBOSA, M. K. Viver conectado, subjetividade no mundo contemporâneo. Ide, v. 35, n. 55, p. 89-101, 2013.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

__________. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BAUMAN, Z. LYON, D. Vigilancia líquida. Expresso Zahar, 2014.

CETIC – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Pesquisa sobre o Uso das TICs no Brasil. São Paulo; CETIC, 2013.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. Obras completas. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2010, p. 8-89.

PEW RESEARCH. Emerging Nations Embrace Internet Mobile Tecnology. Pew Internet & American Life Project. 2014. Disponível em www.pewresearch.org. Acesso em 29/06/2014.

QUINET, A. Um Olhar a Mais: Ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar: 2002.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, v. 11, n. 2, p. 577-591, 1903/2005.

SHIRKY, C. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

TURKLE, S.. Alone together: Why we expect more from technology and less from each other. New York: Basic Books, 2011.

__________. Connected, but alone? Estados Unidos: 2012, 15 min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t7Xr3AsBEK4. Acesso em: 10/07/20132012.

VIEIRA, M. A. Da realidade ao real: Jacques Lacan e a realidade psíquica. Pulsional. Revista de Psicanálise. São Paulo, v. 174, p. 56-60, 2003.

Downloads

Publicado

16/12/14