Comunicação, consumo e entretenimento: engajando jogadores de videogame através de recompensas simbólicas

Autores

  • Felipe Correa de Mello PPGCOM- Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP)
  • Vicente Martin Mastrocola PPGCOM- ESPM-SP

Palavras-chave:

comunicação e consumo, games, campo social, Playstation Network, entretenimento

Resumo

Este texto busca discutir e correlacionar o trinômio comunicação-consumo-entretenimento no âmbito do universo dos games eletrônicos. A centralidade das relações proposta neste trabalho examina especificamente uma característica do console Playstation 3 - da marca Sony - que conjuga entretenimento, rede social e recompensas simbólicas. Para dar conta de um objeto com tamanha complexidade trazemos para este estudo dois aportes nucleares: 1) reflexões sobre do universo dos games e do entretenimento; 2) considerações acerca da noção de campo social, interações sociais e dinâmicas das trocas simbólicas. Para focarmos o escopo da discussão, utilizaremos o jogo exclusivo de Playstation 3, The Last of Us (Naughty Dog, 2013), como objeto de estudo. 

Biografia do Autor

Felipe Correa de Mello, PPGCOM- Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP)

Felipe Correa de Mello: Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM, São Paulo), pesquisador do Grupo CNPq de pesquisa em Comunicação e Educação: Cidadania e Consumo - ESPM, São Paulo. Publicitário (ESPM, São Paulo), Bacharel em História (USP) e mestre em Psicologia Social (PUC, São Paulo).

Doctoral candidate in Communication and Consumption (ESPM-SP), reseacher from the CNPq group Comunicação e Educação: Cidadania e Consumo - ESPM, São Paulo. Advertiser (ESPM-SP), Bachelor´s degree in History (USP) and Master´s degree in Social Psychology (PUC-SP).


 

Vicente Martin Mastrocola, PPGCOM- ESPM-SP

Vicente Martin Mastrocola: Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM, São Paulo), pesquisador do GECCO (Grupo CNPq de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Entretenimento), game designer, Professor de Criação Digital no curso de Graduação em Comunicação Social da ESPM-SP onde atua como Supervisor do Depto. de Criação. vincevader@gmail.com

Doctoral candidate in Communication and Consumption (ESPM-SP), reseacher from GECO (CNPq  research group in Communication, Consumption and Enterteinment). Game designer, digital content creation professor at ESPM and supervisor of the department of adverstisement creation (ESPM)

Referências

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Publicado

25/07/14