O replay na teletransmissão esportiva a partir do tempo morto do futebol

Autores

  • Marcio Telles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Replay, Televisão, Jornalismo Esportivo, Audiovisual

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar possibilidades de estudo e pesquisa do replay dentro das teletransmissões esportivas. Assim, parte-se da problematização do fluxo televisivo, questionando as diferentes qualidades que este possui, dentre elas, aquilo que chamo de tempo morto. É no tempo morto do futebol (o tempo de bola parada), que o replay emergirá como estratégia comunicacional, com duas funções específicas: uma objetiva, enquanto ferramenta de “descoberta” da verdade; outra subjetiva, enquanto sobredramatização do real. Ao cabo, ao tensionar conceitos como duração, experiência, imagem-lembrança e memória, pretende-se chegar a uma conceituação do replay como unidade que se repetirá destacada do fluxo da partida, porém intregrada ao fluxo televisivo em suas formas de “falação esportiva”, como mesas de debates, noticiosos esportivos, etc.

Biografia do Autor

Marcio Telles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e jornalista graduado pela mesma instituição. Integrante do GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Comunicação) e colaborador do TCAV (Audiovisualidade e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design).

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Publicado

25/07/14