Ora, sim; ora, não! O diploma de Jornalismo em várias fases do processo de profissionalização da atividade jornalística no Brasil.

Autores

  • Robson Dias Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Jornalista, Trabalho, Diploma, Profissão.

Resumo

A discussão explora os atributos que conferem os limites desse grupo profissional, levando em conta o processo de profissionalização do Jornalismo no Brasil (1), a instituição do diploma como credencial ao mercado de trabalho (2) e o fim da obrigatoriedade do diploma para exercício da atividade (3). O objetivo é o de refletir sobre a construção do (des)valor do diploma até mesmo para os próprios jornalistas. Trataremos dos limites do campo profissional sem o anseio de encerrar uma discussão sobre a obrigatoriedade (ou não) do diploma para exercício da profissão, mas sobre sua representatividade dentro e fora do campo jornalístico, enquadrando o Jornalismo como uma profissão forte ou fraca, na classificação de Freidson (Sociologia das Profissões).

Biografia do Autor

Robson Dias, Universidade de Brasília

Doutor em Comunicação, formado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPGFAC) da Universidade de Brasília (UnB) a partir do vínculo com os seguintes projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A ideia do pós-Jornalismo (2010-2013), O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010) e Como o Terceiro Setor pauta a mídia (2003-2006).

Referências

ABRAMO, Perseu. Um trabalhador da notícia: textos de Perseu Abramo.1997

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. 1997, p.55

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BRASIL, Decreto-lei nº 972/69 (dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista)

_______, Lei 6.612/78 (altera o Decreto-lei 972/69)

_______, Decreto 083.284/79 (dá nova regulamentação ao Decreto-lei 972/69, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612/78. Todos sobre a profissão de jornalista)

DIAS, Robson. A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo: um estudo de caso. 2008. 326 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática. São Paulo. Atlas. 2002

FREIDSON, Eliot. A framework for the comparative study of professions. Paper preparado para a conferência da ANPOCS. Mimeio. 1995. p..23

MARQUES, Demar. Jornalistas vs. Assessores: os responsáveis pela bagunça são.... Acesso em 12-12-2012. Disponível em

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=352JDB004.

LOPES, Fernanda. Auto-referenciação e construção da identidade jornalística. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 2007.

MELO, Paulo. A Formação Atual do Comunicador Social no Brasil: ECA/USP, um Estudo de Caso. Tese (Doutorado em Comunicação), UNICAMP. 2006

MORETZSOHN, Sylvia. “Profissionalismo” e “Objetividade”: o jornalismo na contramão da política. UFF. 2001. Disponível em http://bocc.ubi.pt/pag/moretzsohn-sylvia-profissionalismo-jornalismo.pdf. Acesso em 12-12-2012.

OLIVEIRA, Michelle. Profissão jornalista um estudo sobre representações sociais, identidade profissional e as condições de produção da notícia. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Estadual Paulista. 2005.

ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. Col. Sociologia. Ática, SP, 1983.

PENA, Janis. Em busca da qualidade de vida individual do repórter: compreensão das mediações presentes no processo comunicacional dos jornalistas. Tese (Doutorado em Comunicação), USP. 2006.

SOUZA. Hamilton Octavio de. Dispensa de diploma deve aumentar exploração no jornalismo. Disponível em www.observatóriodaimprensa.com.br

SALVIANO, Mauricio. O Jornalista Profissional e o Direito do Trabalho. Dissertação (Mestrado em Direito), PUCSP. 2006

SANT’ANNA, Francisco. Mídia das fontes: o difusor do Jornalismo Corporativo. Disponível em http://bocc.ubi.pt/pag/santanna-francisco-midia-fontes.pdf. Acesso em 12-12-2012

Downloads

Publicado

03/01/14