VELHOS AMORES: A REPRESENTAÇÃO DOS HOMOSSEXUAIS IDOSOS EM CURTAS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
  • Alisson Machado Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon Santa Maria Dias Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Homossexualidade, velhice, cinema, emancipação social

Resumo

Este artigo investiga as representações de homossexuais idosos, que figuram no cinema contemporâneo, através da análise de dois curtas-metragens, um ficcional, “Depois de tudo” (Rafael Saar, 2008), e outro um filme documentário, “Bailão” (Marcelo Caetano, 2009). Buscamos compreender de que forma esses personagens são construídos nas narrativas e o que essas representações cinematográficas implicam para a construção da democracia e no reconhecimento desses sujeitos. Para debatermos essas questões nos apoiamos principalmente nos pressupostos teóricos de Boaventura de Souza Santos (2007) e Alain Touraine (1998; 2007; 2009).

Biografia do Autor

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos culturais e audiovisualidades.

Alisson Machado, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Marlon Santa Maria Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e graduando em Letras (Bacharelado): Português e Literaturas de Língua Portuguesa na mesma instituição.

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Publicado

19/06/13