Cinema na América Latina – uma breve introdução de uma trajetória em eterno recomeçar

Autores

  • Mariana Mól Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cultura

Resumo

O presente artigo faz uma introdução e busca por características do cinema latino-americano, que o distinguem na história do cinema mundial. Desde sua origem até as estratégias contemporâneas.

Biografia do Autor

Mariana Mól Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista graduada, mestre em artes  e doutoranda em artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

AMIEVA, M. “¿Un cine Uruguayo?”. In: Revista 33 cines. Montevidéu: Gráfica Dom Bosco, novembro de 2009 / fevereiro de 2010, ano 1, nº 1, pp. 7-15.

GETINO, O. “As cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercados”. In: Cinema no mundo: indústria, política e mercado: América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007, vol. 2, pp. 23-63.

GOMES, P. E. S. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 2001, 2ª ed.

PARANAGUÁ, P. Cinema na América Latina – Longe de Deus e perto de Hollywood. São Paulo: LP&M Editores, 1985.

PRYSTHON, A. “Da alegoria continental às jornadas interiores: o road movie latino-americano contemporâneo”. In: XIV Encontro da Compós. Niterói, 2005. CD

ROSSINI, M. S. “O que mostramos de nós? A América Latina nas telas”. In: Sessões do Imaginário. Porto Alegre, dezembro de 2001, nº 7, pp. 17-24.

RUFFINELLI, J. “Notas para un viaje imaginario”. In: Cinemais. Rio de Janeiro: Editorial Cinemais, janeiro/ fevereiro de 1998, n° 9, pp. 41-84.

SHAW, D. “Latin American Cinema Today: A qualified success story”. In: SHAW, D. (Org). Contemporary Latin American Cinema: Breaking into the global market. Nova York: Rowan & Littlefield Publishers, 2007.

Downloads

Publicado

19/06/13