Arquitetura de uma narrativa transmidiática: análise do Jogo de Realidade Alternada Zona Incerta

Autores

  • Thaiane Oliveira UFF

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura narrativa do Jogo de Realidade Alternada Zona Incerta, produzido pela SuperInteressante, levando em consideração o suportes midiáticos presente neste gênero de jogo. Utilizando conceitos de arquitetura narrativa e as concepções de Propp e Barthes, buscaremos desenvolver um quadro pragmático que permita compreender as narrativas transmidiáticas enquanto produção da cultura da convergência.

Biografia do Autor

Thaiane Oliveira, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Em Comunicação da Da Universidade Federal Fluminense.


Referências

BARTHES, Roland. A aventura semiológica; tradução Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

__________. Introdução à análise estrutural da narrativa. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes, 1973.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

__________. The Revenge of the Origami Unicorn: Seven Principles of Transmedia Storytelling (Well, Two Actually. Five More on Friday). In: www.henryjenkins.org. Acesso em 05 de mar. de 2013.

__________. Transmedia storytelling. Moving characters from books to films to videogames can make them stronger and more compelling. In: Technology Review. 10 de dezembro de 2003.

LONG, Geoffrey. Transmedia Storytelling: Business, Aesthetics and Production at the Jim Henson Company. Dissertação de mestrado pelo Massachusetts Institute of Technology, Massachesetts, 2000.

MCGONIGAL, Jane. This Might Be a Game: Ubiquitous Play and Performance at the Turn of the Twenty-First Century. Tese de doutorado em Filosofia pela University of California, Berkeley, 2006.

MITTEL, Jason. Narrative Complexity in Contemporary American Television. In: The Velvet Light Trap - Number 58, 2006.

__________. To spread or to drill? In: Just TV (Jason Mittel). 25 de fevereiro de 2009. Disponível em: http://justtv.wordpress.com/2009/02/25/to-spread-or-to-drill/. Acesso em: 05 de mar. de 2013.

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck. O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú cultural; UNESP, 2003.

OʼHARA, K.; GRIAN, H.; WILLIAMS, J. Participation, Collaboration and Spectatorship in an Alternate Reality Game. In: 20TH AUSTRALASIAN COMPUTER-HUMAN INTERACTION CONFERENCE. Anais… OZCHI, 2008.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; ANDRADE, Luiz Adolfo. Um jogo de realidades e ficcionalidades. In: Ciberlegenda, Rio de Janeiro, nº 22, ano 12. Junho de 2010. Estação Transmídia.

PROPP, Vladmir. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984.

PROVOST, Dan. Metafiction and Web Based Story Telling. In: Parson School, 2008.

RYAN , Marie-Laure. Narrative and the split condition of digital textuality. In: Dichtung-digital, 2005.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. 15ed. São Paulo: Ctrix, 1989.

TODOROV, Tzvetan. Estruturalismo e Poética. Tradução José Paulo Paes e Frederico Pessoa de Barros. São Paulo: Cultrix, 1968.

Downloads

Publicado

19/06/13