Diálogo em Preto e Branco: A Experiência Moderna na Fotografia Brasileira

Autores

  • Marcelo Eduardo Leite Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri
  • Carla Adelina Craveiro Silva Aluna do Curso de Comunicação Social, Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Monitora de Fotografia, bolsista do Programa de Iniciação a Docência pela Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Fotografia, Modernismo, Arte, Fotoclubismo

Resumo

No início do século XX, o campo das artes vive uma saudável reconfiguração e, nas artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna, em 1922, evidencia a necessidade de absorção de novos valores estéticos, porém estas reformulações deveriam torná-las autenticamente nacionais. A fotografia não fez parte da semana, e, sua ausência é um indicativo de certo distanciamento que ela teve durante sua evolução dentro do campo das artes. Mais tarde, porém, com o advento dos fotoclubes, ela pode se inserir em tal contexto, conectando-se com a ideia de modernidade. Este artigo pretende apresentar os primeiros passos daquilo que podemos chamar de fotografia moderna, e para tanto, apresentaremos dois dos seus principais nomes, Thomaz Farkas e José Oiticica Filho.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Leite, Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri

Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP, Mestre em Sociologia pela UNESP, Doutor em Multimeios pela UNICAMP, professor Adjunto de Fotografia e Fotojornalismo pela Universidade Federal do Ceará, Cmapus Cariri

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Publicado

29/11/12