Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Mediação parte de uma política que almeja operar como um constante vetor de promoção do encontro entre pesquisadores, autores, estudantes e leitores, nos seus diversos momentos da vida científica e de formação acadêmica. A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Em âmbito institucional, o periódico procura fomentar o ethos da pesquisa e a cultura da produção científica no ambiente da universidade, além de motivar o intercâmbio entre docentes da escola e de outras instituições, no Brasil e no exterior.

Os escopos temáticos abarcam as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, com prioridade nas práticas  comunicacionais tecnologiacamente midiadas, na indústria cultural, experiências culturais on-line, expressões das artes plásticas, do cinema e demais criações do audiovisual, som e música, artes da dança, literatura e interfaces com a sociologia, antropologia, história, administração, economia, filosofia, semiótica, ciências da linguagem, jornalismo, marketing e publicidade e propaganda.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados para a Revista Mediação serão avaliados e revisados sob o sistema Peer Review. Se adequado à linha editorial previamente estabelecida, os textos recebidos serão avaliados, sem identificação, por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc que sejam pesquisadores reconhecidos nos temas tratados, em regime de double blind review. O texto enviado não pode ter nenhuma indicação de autoria ou vínculo institucional, para que o material seja analisado de maneira absolutamente impessoal. Nesse processo, os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, juntos aos quais também é mantido o sigilo em relação aos nomes dos articulistas. Os dados relacionados à titulação, afiliação institucional e profissional devem ser inseridos no processo de cadastro no site da revista. Caso sejam necessárias outras informações adicionais que vinculem o texto ao autor, as mesmas devem ser adicionadas na versão final para publicação, caso o material seja aceito. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas segundo a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores receberão, se for o caso, comunicação relativa aos pareceres emitidos. Após a aprovação dos textos, os autores são informados e postos em contato direto com a revisora de texto e normas da ABNT, para os necessários ajustes dos trabalhos para que sejam encaminhados à editoração, diagramação e publicação. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados na página da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Periodicidade

A Revista Mediação é uma publicação semestral vinculada ao Programa de Mestrado Interdisciplinar Estudos CUlturais Contemporâneos, wevqualis B2; e aos Cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade FUMEC, desde 2001, voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos da área. .

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento, além de motivar o intercâmbio entre docentes da escola e de outras instituições, no Brasil e no exterior.

O conteúdo publicado na revista pode ser acessado e compartilhado sem fins comerciais, não sendo permitido, porém sua utilização por terceiros sem autorização prévia dos editores. é expressamente vetada a utilização com finalidades comerciais do conteúdo publicado neste periódico.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

 

Revista Mediação

A Revista Mediação, webqualis B2 Interdisciplinar, periódico eletrônico semestral  vinculado aos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais Contemporâneos e aos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC, desde 2001, voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos da área. As linhas temáticas priorizadas pela revista são: comunicação, linguagem e semiótica, teorias e epistemologia da comunicação, estudos interdisciplinares da comunicação, comunicação e sociabilidade, comunicação, política, ética e cidadania, comunicação especializada e organizacional, jornalismo comparado, comunicação audiovisual, comunicação e multimídia, comunicação e cibercultura, fotografia, cinema, videoarte, música, arte digital, web-art. Os temas são livres, no entanto, convidamos e sugerirmos aos autores, a cada nova edição, um dossiê temático. A revista integra em seu Conselho Editorial um grupo de cientistas com notório saber nas áreas temáticas ligadas à Comunicação Social. A Revista Mediação está atualmente indexada ao Latindex, ao Ibict e e-revistas. A revista está sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0.

 

Indexadores

  • IBICT
  • Diadorim
  • Latindex
  • E-revistas
  • FUNADESP
  • DOAJ
  • EBSCO

 

Pagamento de taxas

Não há cobrança de taxas, tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados.