ESTRUTURA DE PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA

Autores

  • Alana Martina de Sousa Pfeiffer
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v12i3.668

Palavras-chave:

Consumidores de Baixa Renda, Análise Conjunta, Preferências, Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar a formação das preferências declaradas da população de baixa renda com uso de análise conjunta no exemplo da compra de televisores, bem como reconhecer as principais fontes de informação e motivos de satisfação e insatisfação no ato da compra. Para tanto, o design metodológico utilizado contemplou um survey de caráter cross sectional na cidade de Santa Luzia-PB. Os dados foram coletados por entrevista pessoal em domicílio com uma amostra de n=50, segundo critério de julgamento. Os resultados obtidos mostram que a população de baixa renda analisada, em geral, atribui maior importância à forma de pagamento e à qualidade do produto indicado pelo prestígio da marca. No entanto, há diferenças na estrutura de preferências entre os sexos, fato que sugere o desenvolvimento de estratégias de marketing diferenciadas, tendo em vista que as expectativas e a estrutura cognitiva são particulares a cada perfil de público.

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Publicado

30/09/11

Edição

Seção

Artigos