IMPORTÂNCIA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE ALIMENTOS NA OPINIÃO DE CONSUMIDORES DE TRÊS SUPERMERCADOS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Caroline Pauletto Spanhol
  • Dario de Oliveira Lima-Filho
  • Adriane da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v12i2.665

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento do consumidor, Alimentos, Nutrição, Fontes de informação.

Resumo

Este artigo discute o impacto da informação sobre a opinião dos consumidores, identificando as fontes de informação consideradas importantes para obtenção de conhecimento sobre alimentação nas diversas classes sociais. Para tanto, foram realizadas 100 entrevistas com consumidores em três supermercados, em Campo Grande/MS. Os resultados revelam que a maioria dos entrevistados está mais exposta às informações televisionadas. Porém, família e amigos foram identificados como fontes preferidas dos entrevistados, evidenciando que a interação social contribui para a circulação desse tipo de conhecimento. O estudo revela, ainda, que todas as classes confiam nas informações transmitidas pelos pesquisadores da área de alimentos/nutrição, bem como nas informações veiculadas pelas autoridades do governo, embora estas fontes não apresentem tanta importância quando comparadas as televisionadas.

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Publicado

30/06/11

Edição

Seção

Artigos