SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES: FATORES DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE BELÉM-PA

Autores

  • Carlos André Corrêa de Mattos
  • Danielle Cristina Gonzaga dos Santos
  • Alessandro de Castro Corrêa
  • Sérgio Castro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i4.657

Palavras-chave:

Satisfação. Paciente. Hospital. Administração Pública Gerencial. Análise Fatorial.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi identificar os fatores que influenciam a satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados por um hospital da rede pública na Região Metropolitana de Belém. A preocupação com a satisfação dos pacientes e com a avaliação da qualidade dos serviços públicos está inserida no contexto da administração pública gerencial. O estudo foi realizado com base em 400 questionários, aleatoriamente aplicados, com perguntas abertas e fechadas relativas ao perfil e a satisfação em relação ao atendimento dos pacientes do hospital, no período de 1 a 15 de setembro de 2008. Para determinação dos fatores, utilizou-se a análise fatorial exploratória (AFE). Os resultados sugerem que os fatores que influenciam a satisfação dos pacientes são o corpo clínico, recepção, atendimento e infraestrutura, além da importância dos aspectos interpessoais nos serviços hospitalares.

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Publicado

30/12/10