MAPEANDO FUNDAMENTOS DO CONSTRUCTO NEUROMARKETING COM PROFISSIONAIS DE EMPRESAS DE PUBLICIDADE

Autores

  • João Batista Soares Neto
  • Thiago Ferreira Dias
  • Mauro Lemuel Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i4.654

Palavras-chave:

Marketing, Neuromarketing, Técnicas de neuroimagem, Agência de Publicidade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo conhecer o nível de domínio e influência do constructo neuromarketing junto a profissionais de agências publicidade no Brasil. O arcabouço teórico foi construído a partir dos estudos sobre a ciência do cérebro voltados para o conhecimento de experiências inconscientes dos consumidores, as quais são responsáveis por impulsionar as suas tomadas de decisões e comportamentos de compra. Tais novidades relacionam-se ao Neuromarketing que, através das técnicas de neuroimagem, como a FMRI, a PET e o FDOT. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gerentes da área de planejamento das principais agências de publicidade do Brasil, e posterior análise de conteúdo. Observou-se que mesmo cientes das limitações dos atuais instrumentos de pesquisa e da constante busca por novas tecnologias, as agências de publicidade não conhecem totalmente os conceitos relacionados ao neuromarketing. Observa-se resistência ao uso das técnicas, juntamente com os questionamentos e o pouco conhecimento do assunto fazem com que a influência do neuromarketing não seja sentida de forma prática no meio publicitário. Os resultados apontam o domínio do constructo neuromarketing nas agências de publicidade brasileira é apenas teórico, pois, pouco se conhece a respeito dos estudos neurológicos e, absolutamente nada, das técnicas de neuroimagem.

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Publicado

30/12/10