MARKETING CLÍNICO: REFLEXÕES SOBRE UTILIDADE E UTILITARISMO

Autores

  • Luís César Souto de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração
  • Carlos Alberto Vargas Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração
  • Diego Costa Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i3.490

Resumo

A questão da utilidade e utilitarismo em marketing tem sido suscitada em alguns debates acadêmicos. No presente ensaio, buscamos aprofundar esta discussão, tendo como questão central a inseparabilidade de ciência e técnica na modernidade. A utilidade da ciência, que tem sido apontada como responsável pelo seu sucesso, deve ser interpretada como um conceito amplo, extenso e aberto. O utilitarismo é uma vertente filosófica baseada no fundamento ou princípio da utilidade, sendo, portanto, um construto derivado da noção de utilidade. As ciências são dotadas de utilidade, servindo para descrever/entender, explicar e prever fenômenos. Em alguns casos, a compreensão resultante pode permitir inclusive intervenção e controle sobre o fenômeno e, por extensão, sobre a realidade. A emergência de paradigmas pode representar um passo importante para despir o manto utilitário e envergar o da utilidade. Não se trata de uma escolha excludente. A ênfase, no entanto, deve ser invertida reforçando o caráter virtuoso da utilidade.

Biografia do Autor

Luís César Souto de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração

Carlos Alberto Vargas Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração

Diego Costa Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração

Downloads

Publicado

30/09/09

Edição

Seção

Artigos