REAJUSTES DE PREÇOS BASEADOS NA MODELAGEM DE CUSTOS

Autores

  • Gustavo Menoncin de Carvalho Pereira Fundação Getúlio Vargas - EAESP

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i2.486

Resumo

A determinação do preço para a aquisição de um produto ou serviço é discutida durante o processo de concorrência, após a empresa compradora constatar que a empresa vendedora está qualificada tecnicamente para suprir suas necessidades. Este preço estará sujeito a pleitos de reajustes, que tradicionalmente tomam como base os indicadores inflacionários. Pode haver casos em que estes indicadores não refletem as variações reais dos componentes que formam o preço. Este trabalho tem como objetivo discutir o modelo de avaliação de reajustes de preços, verificando a abordagem tradicional, e propor que os profissionais que atuam na área de compras adquiram habilidades de analisar os pleitos baseando-se em técnicas de modelagem de custos. Para alcançar este objetivo, faz-se uma revisão bibliográfica dos assuntos indicadores de inflação e técnicas modelagem de custos e discute-se a proposta através de um exemplo real.

Biografia do Autor

Gustavo Menoncin de Carvalho Pereira, Fundação Getúlio Vargas - EAESP

Downloads

Publicado

30/06/09

Edição

Seção

Artigos