ESTRATÉGIAS NO MERCADO PANIFICADOR:A NOVA TENDÊNCIA DELICATESSEN

Autores

  • Clélia Eleyde Ramos Pires Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lucinaldo Sousa da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rejane Andréa Deiga Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i2.484

Resumo

A integração dos mercados em nível mundial vem diversificando a oferta de produtos e serviços que têm provocado mudança nos hábitos de consumo de parcela ponderável da população brasileira. Tais mudanças atingiram diferentes níveis em diversos setores, principalmente o de alimentação. O estudo visa a analisar a evolução da Delicatessen, localizada em Recife-PE, empresa que deixou de atuar apenas como produtora de pães. A metodologia escolhida foi a de estudo de caso, com base no modelo estratégico da empresa em sua trajetória de transformação estimulada pela crescente exigência dos mercados, através da diferenciação, estratégia genérica do Michael Porter. Os resultados mostram que a empresa teve que diversificar sua gama de produtos mudando o perfil de simples produtoras de pães para o de minimercados ou Delicatessen. Conclui-se que estabelecimentos comerciais "modernos" com serviços diversificados e diferenciados agregam ao consumidor final o valor da comodidade, induzindo o desejo de não comprar apenas pão.

Biografia do Autor

Clélia Eleyde Ramos Pires, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Lucinaldo Sousa da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Rejane Andréa Deiga Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

30/06/09

Edição

Seção

Artigos