UNIDADES DE NEGÓCIOS EM UMA REDE DE FARMÁCIAS

Autores

  • Schleiden Pinheiro Nascimento Faculdade Pio XII

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v10i1.480

Resumo

A estrutura organizacional clássica da administração se fundamentava na uniformidade, na especialização, na padronização, na hierarquia e na centralização dos processos e atividades organizacionais. Aquele modelo tinha uma forte influência da organização militar e eclesiástica, e funcionava perfeitamente num ambiente previsível, rotineiro e de demanda maior que a oferta. Este artigo tem como objetivo apresentar o modelo de Unidades de Negócio como configuração moderna de estruturação organizacional, a partir do estudo de caso em uma rede de farmácias. Para explicar este modelo, serão apresentadas as metáforas da organização como cérebro e das Unidades de Negócio como neurônios. Este estudo de caso possui um caráter qualitativo e, para apreensão dos dados, foram entrevistados três executivos responsáveis pela gestão da rede de farmácias que atuam especificamente na entidade franqueadora. A entrevista teve como objetivo compreender a percepção destes gestores sobre a utilização da estrutura em unidades de negócios. O tratamento dos dados foi realizado por meio da aplicação das técnicas de análise de conteúdo. Pode-se concluir que a estrutura em Unidades de Negócio permite uma maior interação e orientação para os clientes, bem como um processo de aprendizado do franqueador relacionado diretamente às especificidades de sua unidade.

Biografia do Autor

Schleiden Pinheiro Nascimento, Faculdade Pio XII

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Publicado

30/03/09

Edição

Seção

Artigos