VALORIZANDO A PRÁTICA NA PESQUISA SOBRE ESTRATÉGIA

Autores

  • Jessé Alves Amâncio Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
  • Márcio Augusto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
  • Reynaldo Maia Muniz Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v9i3.466

Resumo

Este ensaio reconhece que a abordagem "Estratégia como Prática" é um avanço para a compreensão da Estratégia, mas que essa abordagem ainda enfrenta dificuldades decorrentes da apropriação de conceitos forjados em perspectivas epistemológicas distintas e incompatíveis com os pressupostos da "Estratégia como Prática". Dentre esses conceitos, está o que se liga ao próprio termo "estratégia", cujo conteúdo semântico se apresenta cambiante e vago. Diante dessa fragilidade, propõe-se uma interdição do mesmo (e de seus derivados). A justificativa para tal proposta, que, à primeira vista, parece extremada, deriva do reconhecimento de que o referido termo é utilizado em extensa medida como um qualitativo genérico, aplicado, em geral, com o objetivo de valorizar a situação a ele ligada e não descrevê-la, utilização que contribui para confundir e obstruir a comunicação clara. Contra tal uso, incompatível com as regras do saber científico, recupera-se e aprofunda-se a abordagem "Estratégia comoPrática" (WHITTINGTON, 2006) buscando mostrar que a mesma goza de grande poder elucidativo ao se apoiar na pragmática. Isso permite rejeitar conceitos idealizados, que acabam, por sua pouca sustentação concreta, inevitavelmente por conduzir a confusões ou a dificuldades e aporias, como no caso em questão. Assim, a proposta de interdição desse termo abre caminho para uma compreensão mais ampla e coerente da respectiva prática, uma vez que o interesse preponderante é pela respectiva prática e não por qualquer termo, mesmo que tenha relevância histórica.

Biografia do Autor

Jessé Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Reynaldo Maia Muniz, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

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Publicado

30/09/08

Edição

Seção

Artigos