ESTRATÉGIAS DE MARKETING: UM ESTUDO PRÁTICO

Autores

  • Danilo Oliveira Sampaio Universidade Estácio de Sá
  • André Francisco Alcântara Fagundes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v9i2.461

Palavras-chave:

Planejamento, Marketing, Estratégia, Cooperativa, SWOT

Resumo

Este trabalho objetivou o estudo da gestão da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde de Viçosa e Região (Unicred Viçosa), como forma de gerar uma melhoria nos negócios e assim ampliar o quadro social da cooperativa. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e qualitativa por meio de estudo de caso. Os métodos de pesquisa utilizados foram a abordagem participativa e o questionário dirigido aos 430 cooperados da Unicred Viçosa – tamanho de amostra finita. O referencial teórico abordou bibliografia de marketing e estratégia, destacando a análise da matriz SWOT, a qual foi eleita como a mais adequada ferramenta de gestão para o caso da cooperativa. Concluiu-se com o estudo que a cooperativa Unicred Viçosa teria que estabelecer critérios mais eficazes para a comunicação de seus objetivos e metas aos cooperados, e que a matriz SWOT se mostrou eficiente no que tange ao suporte à tomada de decisão.

Biografia do Autor

Danilo Oliveira Sampaio, Universidade Estácio de Sá

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

30/06/08

Edição

Seção

Artigos