Dinâmica da Cocriação de Valor no Setor da Saúde: um Estudo de Casos Múltiplos no Mercado Paulista

Autores

  • Daniela Camarinha Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho.
  • Benny Kramer Costa Professor do Mestrado Profissional de Administração Gestão do Esporte - MPAGE e do Programa de Pós-graduação em Administração- PPGA da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Professor da Escola de Comunicações e Artes - ECA da Universidade de São Paulo - USP.
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1490

Palavras-chave:

Estratégia, Co-Criação de Valor, Stakeholders, Setor da Saúde

Resumo

Nos últimos 10 anos, os consumidores têm passado por mudanças em seus desejos e atitudes sendo que estas posturas, faz com que as organizações voltem sua atenção para a perspectiva do consumidor, reconfigurando os seus papéis e responsabilidades na cadeia de valor. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as interações existentes entre os stakeholders do setor da saúde no processo de cocriação de valor. Como referencial teórico utilizou-se a cocriação de valor (MAGRETTA; STONE, 2002, SRIVASTAVA; SHERVANI; FAHEY, 1998, VARGO; LUSCH, 2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, desenvolvida por meio de um estudo de caso múltiplo. Coletaram-se dados secundários (relatórios disponibilizados pelas empresas) e primários (entrevistas semiestruturada com executivos da alta administração e da gerência operacional). Conclui-se que as interações ocorrem, principalmente, entre as operadoras, as empresas contratantes, as corretoras e os prestadores de serviços, através de ações que acontecem antes, durante e depois da utilização do benefício pelo usuário final.

Biografia do Autor

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor Adjunto do curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Mestrado em Administração - PPGA/UEL. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Estratégia, Análise de stakeholders, Empreendedorismo e Inovação

Downloads

Publicado

20/05/13

Edição

Seção

Artigos