O RELACIONAMENTO ENTRE A LEMBRANÇA DA MARCA E A SUA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

Braulio Olliveira, Maria Aparecida Gouvêa

Resumo


A importância de se fixar uma marca na mente dos consumidores é reconhecida como fundamental pela teoria de marketing, segundo a qual os consumidores tendem a adquirir marcas lembradas em detrimento daquelas não lembradas. No entanto, observa-se a carência de estudos específicos que apresentem a real contribuição dessa premissa para os resultados empresariais. De caráter exploratório, este artigo apresenta a função da marca em algumas etapas do processo de tomada de decisão de compra dos consumidores, e os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar a associação entre o recall e o market share, a partir de dados secundários de diversas categorias de produtos. Verificou-se a existência de correlação positiva de grau moderado entre as variáveis, reiterando os preceitos teóricos de que a fixação de uma marca de maneira clara e distinta pode contribuir para a obtenção de resultados positivos em termos de participação de mercado.

Palavras-chave


Recall. Market share. Correlação. Decisão de compra. Estratégia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v13i2.1165

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo