MARKETING PARA O VAREJO: O MÉTODO ZAPROS-LM

Geraldo Luiz Veiga Rodrigues, Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Solange Fortuna Lucas

Resumo


Este artigo mostra, através de um caso real, como o uso de um método formal de apoio à tomada de decisão pode tornar mais eficiente a administração de marketing para o varejo. A organização, objeto do estudo, é numa entidade tradicional da cidade do Rio de Janeiro, fundada em 1955, que atua como um grande banco de dados utilizado por empresas comerciais da região. É utilizado o método ZAPROSLM da Análise Verbal de Decisões e os resultados globais deste estudo mostram que a adoção de tal método enriquece significativamente o processo de administração na área de marketing de uma organização do setor varejista.

Palavras-chave


Decisões Multicritério, Varejo, Marketing, Sistemas de Informações, Apoio Multicritério à Decisão

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DOI: https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1031

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Revista Pretexto
ISSN 1984-6983 (Online)
ISSN 1517-672x (Impressa)
Classificação Qualis CAPES - B2 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo