Revista Mediação

A Revista Mediação, periódico eletrônico semestral WebQualis B3 vinculado aos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais Contemporâneos e aos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC, desde 2001, voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos da área. As linhas temáticas priorizadas pela revista são: comunicação, linguagem e semiótica, teorias e epistemologia da comunicação, estudos interdisciplinares da comunicação, comunicação e sociabilidade, comunicação, política, ética e cidadania, comunicação especializada e organizacional, jornalismo comparado, comunicação audiovisual, comunicação e multimídia, comunicação e cibercultura, fotografia, cinema, videoarte, música, arte digital, web-art. Os temas são livres, no entanto, convidamos e sugerirmos aos autores, a cada nova edição, um dossiê temático. A revista integra em seu Conselho Editorial um grupo de cientistas com notório saber nas áreas temáticas ligadas à Comunicação Social. A Revista Mediação está atualmente indexada ao Latindex, ao Ibict e e-revistas. A revista está sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Imagem para capa da revista

Artigos em inglês ou espanhol podem ser enviados e, caso sejam aceitos, receberão tradução financiada pela revista.

Indexadores

diadorim erevistas erevistas

Notícias

 

CALL FOR PAPERS - 23ª e 24ª Edições

 

A Revista Mediação, periódico eletrônico semestral  WebQualis B3 vinculado ao Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos e aos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC, tem a satisfação de lançar sua 22ª Edição, sob a temática Processos Culturais Contemporâneos (organizada pela Professora Astréia Soares)

A Revista já está recebendo textos para a vigésima terceira e a vigésima quarta edições a serem veiculadas, respectivamente, no semestre de 2016 e no primeiro semestre de 2017. Os temas são livres, no entanto, como é de praxe, sugerirmos aos autores, a cada nova edição, um dossiê temático. Os escopos das próximas publicações serão:

Jul/Dez 2016: Mídia e Diversidade cultural

Jan/Jul 2017: Mídias, escutas e contemporaneidade

 
Publicado: 2016-07-03 Mais...
 

Lançamento da 21ª Edição da Revista Mediação e Chamada de Trabalhos para as 22ª, 23ª e a 24ª Edições.

 

Prezados colegas,

 

é com grande satisfação que a Revista Mediação, periódico eletrônico semestral  WebQualis B3 vinculado ao Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos e aos cursos de Graduação em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade FUMEC, lança a sua 21ª Edição, sob a temática Mídia e tradição, em sua página:  http://www.fumec.br/revistas/index.php/mediacao.

 
Publicado: 2015-12-18 Mais...
 
Outras notícias...

v. 18, n. 22 (2016): Processos Culturais Contemporâneos

Dentre os diversos aspectos que caracterizam os Processos Culturais Contemporâneos destacam-se o multiculturalismo e as transformações na conformação das identidades dos sujeitos. A academia tem chamado para si o debate em torno de desdobramentos  desses dois grandes temas, reflexão essencial para a navegação por novos percursos que são a um só tempo instigantes e desafiadores, atraentes e ameaçadores. Destacam se novos e contemporâneos processos de mobilidade humana, que repercutem nas ações dos Estados, na cobertura da mídia, na construção e desconstrução de fronteiras internas e transnacionais e na ampliação da convivência social com culturas híbridas. Na mesma direção, os processos culturais contemporâneos exigem outras análises acerca de velhos binarismos como centro/periferia; popular/erudito; norte/sul; direita/esquerda; masculino/feminino dentre outros "pares" regidos pela singularidade em um contexto no qual precisamos dar conta da pluralidade. O cenário cultural contemporâneo multiplicou as noções de famílias, gêneros, identidades ao mesmo tempo em que relativizou os recortes territoriais, nacionais, de classe social etc. As expressões culturais, neste contexto, se constituem em novas questões para as quais a academia vem tecendo igualmente novas análises. Destacam se as formas de expressão da chamada cultura jovem, da cultura de rua, novos arranjos das formas culturais tradicionais e novas formas de fruição das artes e outros produtos culturais mediadas pela tecnologia e seus artefatos.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa Expediente VERSÃO INTEGRAL

Sumário

Editorial

Editorial
Rodrigo Fonseca e Rodrigues, Luiz Henrique Barbosa
PDF

Artigos

LeonardoJorge Miklos, Leonardo de Souza Torres Soares
PDF
11-28
Raúl Fernández Rincón, Eneus Trindade, Pedro Hellín Ortuño
PDF
19-50
Amanda Veronesi VIEIRA, Gabriella Maria BOTIGELLI, Vanessa Martins de ASSIS, Conrado Moreira MENDES
PDF
51-66
Rafael Barbosa Fialho Martins
PDF
67-84
FILIPE Bordinhão dos Santos, Marina Machiavelli
PDF
85-100
Larissa de Morais Ribeiro Mendes
PDF
101-116
Luana Teixeira de Souza Cruz
PDF
117-134
Tatiana Maria Silva Galvão Dourado
PDF
135-152
Sergio do Espirito Santo Ferreira Junior, João de Jesus dos Santos Loureiro, Alda Cristina Silva da Costa
153-172
Elva Fabiane Matos do Valle, Joice Ferreira da Silva
PDF
173-188
Anelise Angeli De Carli, Renata Lohmann
PDF
189-202
Gedley Belchior Braga
PDF
203-225