ADMINISTRAÇÃO E SUCESSO ORGANIZACIONAL APÓIAM-SE NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUOS

Autores

  • Francesco Sofo University of Canberra, Australia

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART99

Palavras-chave:

aprendizado organizacional, desempenho, Recursos Humanos.

Resumo

Este artigo destaca alguns dos aspectos complexos de desenvolvimento individual e organizacional, e como estes estão atrelados com o sucesso. A noção de desenvolvimento e aprendizagem está relacionada a alguns fatores de sucesso e de fracasso. Todos estes fatores apontam para a conclusão inevitável de que o desenvolvimento e aprendizagem organizacionais são extraordinariamente complexos e ilimitados em suas manifestações. O desenvolvimento organizacional, portanto, é evidente em negócios de sucesso, e o atingimento contínuo dos resultados desejados significa que as pessoas, em todos os níveis da organização, devem aprender continuamente. O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, tais como a integração das relações entre empregados, tecnologia, desenvolvimento dos recursos humanos, gestão da informação, motivação e uso correto do poder. Todos estes fatores complementam a aprendizagem de forma integrada, através do desenvolvimento de relações necessárias. A conclusão apresentada no presente artigo afirma que não há limites para a aprendizagem organizacional e que esta resulta não apenas em melhores relações humanas, como também reforça a administração e o sucesso organizacional, já que de outra forma não poderia ser legitimamente denominada de aprendizagem organizacional. A aprendizagem contínua apresenta uma evidente e inconfundível influência sobre o sucesso. O artigo defende que as organizações não prosperam ou se mantém por muito tempo sem a aprendizagem, e que o resultado da aprendizagem organizacional não é apenas a sobrevivência contínua, mas também o sucesso aprimorado. A questão principal é que não há limites para a aprendizagem organizacional, independente da definição adotada pela organização.

Biografia do Autor

Francesco Sofo, University of Canberra, Australia

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Publicado

31/12/07