O PODER EXPLANATÓRIO DA TIPOLOGIA DE MILLER E DESS: UMA COMPARAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA

Autores

  • Augusto Cesar Arenaro e Mello Dias Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N2ART95

Palavras-chave:

estratégia, indústria farmacêutica, posicionamento

Resumo

Este estudo tem por objetivo examinar as diferenças de desempenho entre grupos estratégicos para verificar as implicações nos resultados das empresas em razão do posicionamento estratégico adotado. Utilizando um banco de dados com informações da indústria farmacêutica brasileira de 1999 a 2002, o artigo toma por base o estudo de Miller e Dess sobre tipologias e compara seus resultados com a pesquisa de Cohen (2004), baseada na tipologia de Porter, a fim de determinar qual delas explica melhor esse segmento industrial. Os resultados obtidos sugerem que os melhores desempenhos pertencem aos grandes laboratórios estrangeiros que fabricam medicamentos de marca e utilizam estratégias simultâneas de baixo custo e diferenciação em um escopo amplo de atuação de mercado. Os resultados mostram ainda indícios de que a tipologia de Miller e Dess descreve o posicionamento estratégico das empresas na indústria farmacêutica brasileira melhor do que a tipologia de Porter.

Biografia do Autor

Augusto Cesar Arenaro e Mello Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

30/08/07

Edição

Seção

Artigos