OS EFEITOS DO RECALL DE PRODUTOS NAS ATITUDES DOS CONSUMIDORES

Celso Augusto de Mattos

Resumo


Recentemente têm sido comuns mensagens das montadoras de automóveis convidando os consumidores a comparecerem em lojas autorizadas para efetuar consertos ou trocas preventivas de peças. Essas mensagens, conhecidas por recall ou chamadas, são usualmente veiculadas em mídias de massa, como TV e jornais impressos, a fim de ter ampla divulgação. Embora pareça uma postura honesta e proativa, não se conhecem 05 seus efeitos sobre o comportamento do consumidor. Como este percebe essas mensagens? Quais as suas Intenções em relação a essas empresas que fizeram o recall? O uso de citações de fomecedores na mensagem faz alguma diferença? A fim de Investigar essas questões, foi realizada uma pesquisa com 204 consumidores, dos quais 142 (70%) possuiam automóvel. Os resultados mostraram que somente a avaliação da imagem apresentou diferença significativa entre os grupos, tendo sido negativa no grupo com referência ao fornecedor e positiva no grupo sem referência, principalmente para os consumidores de alto envolvimento com o produto. As implicações gerendais e recomendações para novas pesquisas são também apresentadas.

Palavras-chave


recall, marketing. automóveis, imagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N2ART23

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2