CONFIANÇAS COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL EM TROCAS BUSINESS-TO-CONSUMER

Autores

  • Mellina da Silva Terres UFRGS
  • Cristiane Pizzutti dos Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N3ART199

Palavras-chave:

Confianças cognitiva, afetiva e comportamental. Intenções de lealdade.

Resumo

A confiança tem sido amplamente abordada por diversas disciplinas como a sociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arte da confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um destes hiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamente ignoradas pelos pesquisadores, que consideram na maioria das vezes, apenas a dimensão cognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é uma importante já que se trata de relações interpessoais entre consumidores e organizações, e a dimensão comportamental perece ser importante qualquer que seja a natureza da troca. Este ensaio teórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança no contexto business-to-consumer bem como explorar suas possíveis relações as intenções de lealdade. Ao longo deste ensaio teórico são lançadas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e, ao final do estudo, são feitas algumas considerações.

Biografia do Autor

Mellina da Silva Terres, UFRGS

Cristiane Pizzutti dos Santos, UFRGS

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Publicado

30/09/10

Edição

Seção

Artigos