A RESPONSABILIDADE SOCIAL À LUZ DA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DE PREÇO.

Autores

  • Marcio de Oliveira Mota Faculdade Integrada do Ceará / Faculdade Farias Brito
  • Renata Carneiro Lima University of Wisconsin
  • Ana Augusta Ferreira Freitas Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART158

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Percepção de Justiça de Preço, Marketing de Relacionamento, Satisfação, Valor Percebido

Resumo

Este estudo analisou a influência da responsabilidade social sobre a percepção de justiça de preço. Especificamente, procurou-se investigar se a responsabilidade social antecede a percepção de justiça de preço, gerando maiores percepção de valor, satisfação e intenções de compra e diminuindo as emoções negativas. Esta fundamentação gerou algumas propostas conceituais, descritas por meio de um conjunto de hipóteses, que foram avaliadas por meio de uma pesquisa descritiva. A pesquisa de campo foi realizada junto a 418 respondentes e os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais. Os resultados obtidos indicam que a responsabilidade social antecede a percepção de justiça de preço, gerando impactos fortes e positivos no valor percebido, na satisfação e nas intenções de compra. Ressalta-se que foi também verificado que a satisfação impacta negativamente nas emoções negativas. São discutidas as limitações, sugestões e implicações acadêmicase gerenciais.

Biografia do Autor

Marcio de Oliveira Mota, Faculdade Integrada do Ceará / Faculdade Farias Brito

Renata Carneiro Lima, University of Wisconsin

Ana Augusta Ferreira Freitas, Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

30/09/09

Edição

Seção

Artigos