GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EQUIPE DE VENDAS MULTINACIONAL

Marco Antonio Pinheiro DA Silveira, Elisabete Camilo Rigolon Lança

Resumo


"Gestão do Conhecimento" tem presença cada vez mais marcante na literatura. A relevância do tema motivou a realização deste estudo, com alvo na área de vendas de uma empresa multinacional do ramo têxtil. "Como a área de vendas realiza a Gestão do Conhecimento (GC)?" é a questão que se buscou responder baseado na Teoria da Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), um ciclo de quatro etapas pelas quais o conhecimento pode ser convertido de tácito para explícito (e vice versa). O estudo de caso compreendeu entrevistas com gerentes da área, análise documental e quantitativa de questionário respondido por 110, dos 150 funcionários da área de vendas. Identificouse que a etapa de Socialização ocorre de forma mais acentuada na área pesquisada, porém a GC ocorre de forma pouco estruturada, ainda que os conhecimentos sejam vitais para a organização. A internalização se dá principalmente no processo de "aprender-fazendo" proporcionado pelo trabalho. Mostra-se como melhor mecanismo de aprendizado parao grupo. Os resultados indicam que a empresa pode ter benefícios expressivos com a estruturação da GC, pois mesmo mal estruturada, a GC já produz efeitos importantes, visto que a empresa é bem posicionada no mercado.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Teoria da Criação do Conhecimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART154

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2