PERFIL EMPRESARIAL, ESTRATÉGIA E PERFORMANCE EM MERCADOS INTERNACIONAIS

Autores

  • Flávia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N4ART131

Palavras-chave:

Estratégia, Performance, Internacionalização, Planejamento, Sustentabilidade

Resumo

Uma das questões centrais do campo da estratégia transita em torno das suas relações com a performance empresarial. Considerando a importância desta temática, o artigo objetiva descrever e analisar, em empresas gaúchas do setor de couros e calçados, como se dão as relações entre perfil empresarial, estratégia adotada e performance em mercados internacionais. A análise do perfil empresarial identificou empresas de médio e grande porte, maduras no setor, que realizam planejamento para orientar suas ações e que se preocupam em monitorar alterações no ambiente com o qual se relacionam. O uso de um modelo multivariado de análise estatística evidenciou que as principais variáveis que discriminam o grupo pesquisado são o perfil estratégico, a realização de planejamento e o monitoramento ambiental. As empresas com Receita Operacional Bruta superior apresentam menor porte, realizam atividades de planejamento apenas eventualmente, não efetuam monitoramento ambiental e adotam uma postura estratégica defensiva.

Biografia do Autor

Flávia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

31/12/08