ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO MERCADO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS DE LUXO

Autores

  • Luciana Pianaro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART112

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, Produtos de luxo, Composto de marketing, Marcas de luxo, Serviços complementares

Resumo

Este artigo trata das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas internacionais do segmento de roupas e acessórios de luxo atuantes no mercado brasileiro. Baseia-se em estudo exploratório apoiado por entrevistas em profundidade com sete executivos ligados às marcas Armani, Burberry, Diesel, Dior, Louis Vuitton, Versace e Zegna, com um roteiro semiestruturado. Os dados foram tratados e analisados com base na análise de conteúdo. As revelações mais significativas foram: as marcas trabalham com quatro coleções anuais, as quais são comercializadas em estações opostas àquelas do hemisfério norte; o parcelamento das compras é prática relevante entre elas, considerado um fato cultural e tido como uma vantagem em relação às lojas em outros países; as peças de marketing são mundiais, geradas pela matriz; todas as marcas estão focadas na reputação e exclusividade da marca; todas as lojas oferecem serviços adicionais gratuitos, chegando a montar um showroom da marca na casa de clientes muito especiais.

Biografia do Autor

Luciana Pianaro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

30/04/08

Edição

Seção

Artigos