ANTECEDENTES DA CONFIANÇA PARA O VAREJISTA DE MODA

Autores

  • Elias Frederico USP (EACH)
  • Juracy Gomes Parente EAESP - FGV

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART111

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, Confiança, Relacionamento vendedor comprador - varejo de vestuário

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada para identificar a percepção de um varejista de vestuário sobre os aspectos determinantes da confiança no relacionamento com os seus fornecedores. A partir da revisão da literatura de marketing de relacionamento e da análise de conteúdo de entrevistas em profundidade realizadas com 12 compradores de distintas organizações varejistas de moda, elaborou-se um questionário. 25 respondentes preencheram 121 questionários cujos dados foram padronizados para minimizar o viés nas respostas. A análise dos resultados obtidos com a aplicação de análise fatorial e regressão múltipla sugere que a confiança, particularmente a credibilidade, é influenciada pelos três antecedentes encontrados na literatura (características do vendedor, valores do fornecedor, competência no fornecimento), e identifica-se a importância de um quarto antecedente - disposição ao acordo. Este fator reflete o interesse do fornecedor em convergir para uma solução negociada. A pesquisa também identificou que a agilidade e a estrutura financeira do fabricante são aspectos valorizados pelos compradores.

Biografia do Autor

Elias Frederico, USP (EACH)

Juracy Gomes Parente, EAESP - FGV

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Publicado

30/04/08

Edição

Seção

Artigos