ALGUMAS EVIDÊNCIAS SOBRE O PAPEL DAS REDES DE RELACIONAMENTO E EMPREEENDEDORISMO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Mohamed Amal Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Alexandre Rocha Freitag Filho Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Cristina Maria Schmitt Miranda Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART110

Palavras-chave:

Empreendedorismo Internacional, Internacionalização, Pequenas e Médias Empresas, Redes de Relacionamento

Resumo

A partir da abertura comercial no Brasil, iniciada nos anos 1990, as empresas nacionais começaram a competir fortemente com empresas estrangeiras, sendo necessária uma rápida modernização em suas estruturas para manterem-se no mercado. Logo percebeu-se a necessidade da internacionalização das empresas brasileiras como estratégia de crescimento e sustentabilidade de suas operações. Através de um estudo de caso, analisou-se o processo de internacionalização de duas médias empresas brasileiras, com o objetivo de compreender como a rede de relacionamento influenciou neste processo. Com este estudo, pode-se concluir que o papel empreendedor do proprietário da empresa e a cultura organizacional voltada para a internacionalização foram a chave que permitiu o sucesso do processo.As empresas se utilizaram de suas redes de relacionamento para internacionalizarem- se, sendo as redes uma base essencial que fomentou a internacionalização das empresas estudadas.

Biografia do Autor

Mohamed Amal, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Alexandre Rocha Freitag Filho, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Cristina Maria Schmitt Miranda, Universidade Regional de Blumenau – FURB

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Publicado

30/04/08

Edição

Seção

Artigos