GESTÃO DO INGRESSO À UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Luis Alberto Duncan Rangel, Antonio de Araújo Freitas Júnior

Resumo


Este artigo mostra como um método analítico de apoio à decisão pode ser utilizado numa situação tipicamente encontrada na gestão de universidades: a avaliação de candidatos aos seus cursos. O caso aqui relatado aborda a avaliação dos candidatos ao curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Industrial MetaJúrgica de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiw. A análise empregada no estudo fez uso do método multicritério UTA e de uma variante do mesmo que considera os pesos dos critérios de avaliação. Os dois métodos fizeram uso de critérios de avaliação tanto quantitativos como qualitativos, partindo de uma classificação a priori de um subconjunto ou do próprio conjunto de candidatos e da matriz de avaliação.Esses métodos, lidando simultaneamente com múltiplos critérios de avaliação, produziram resultados consistentes com a classificação global dos candidatos provida pelo exame vestibular tradicional.

Palavras-chave


Educação; Análise multicritério da decisão; Programação Linear; Teoria da utilidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2002V1N2ART11

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ISSN 1984-6975 (online)
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