AFINAL, COMO SE FORMAM AS ESTRATÉGIAS?

Maurício Fernandes Pereira, Fabiana Agapito

Resumo


Tem havido recentemente um grande interesse por parte dos autores em entender como se desenvolve a prática da estratégia organizacional. Partindo desta tendência, o presente trabalho descreve como ocorre o processo de formação estratégica em uma organização pertencente ao terceiro setor – o SESC/SC (Serviço Social do Comércio em Santa Catarina). A criação da estratégia na organização em estudo é analisada tomando-se como base os referenciais propostos por Whittington (2002), analisando duas dimensões principais: os resultados pretendidos com as estratégias e os processos pelos quais ela acontece. Com base nos dados coletados observou-se que, na prática da organização pesquisada, as razões que levam ao estabelecimento da estratégia não estão unicamente voltadas aos aspectos econômicos. Quanto à formação das estratégias, no caso estudado, predominou a formação da estratégia da visão clássica de Whittington (2002), por meio da utilização do planejamento estratégico.

Palavras-chave


Estratégia; Coalizão Dominante; Terceiro setor; Formulação estratégic

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N3ART102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2