SER UMA EMPRESA GRANDE É VANTAGEM PARA CRESCER?

Luiz Artur Ledur Brito, Eliane Pereira Zamith Brito, Flávio Carvalho de Vasconcelos

Resumo


O crescimento pode ser considerado como uma evidência de sucesso empresarial e, portanto, uma conseqüência desejável de uma boa estratégia. Apesar disso, o fenômeno tem sido pouco estudado com uma abordagem empírica na área. Esta pesquisa explora um aspecto do tema, especificamente a relação entre tamanho e taxa de crescimento. A pesquisa foi feita com uma grande amostra internacional com 80.320 observações, cobrindo 13.221 empresas, 9 anos e 46 países. Técnicas multivariadas foram usadas para análise. Os resultados indicam uma relação positiva entre tamanho e taxa de crescimento contrariando estudos anteriores feitos com amostras menores e de menor abrangência. Os resultados apresentam alta significância estatística. A significância prática e o caráter relativo desta influência dentro da ampla variabilidade observada nas taxas de crescimento são discutidos

Palavras-chave


crescimento; tamanho da firma; vantagem competitiva; desempenho da firma.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N2ART94

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2