GRANDES MARCAS, ONTEM: O ENVELHECIMENTO DE MARCAS LÍDERES

Autores

  • Edson Roberto Scharf FURB
  • Eduardo Juan Soriano-Sierra UFSC
  • Diogo Prim FURB

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N2ART93

Palavras-chave:

Envelhecimento da marca, Marketing, Branding, Marca, Posicionamento

Resumo

A marca admite personalidade e valores próprios, sendo um importante vínculo de comunicação entre empresa e consumidores. Inúmeras publicações tratam da construção e administração desse ativo organizacional. Existe, entretanto, a necessidade de compreender o motivo de marcas tradicionais que perdem a notoriedade. O declínio das marcas é o agente motivador desse estudo. Utilizou-se de duas pesquisas qualitativas: uma exploratória, para confrontar dados disponíveis sobre a construção e o gerenciamento da marca e uma descritiva, para analisar seu desempenho. A partir de pesquisas de lembrança espontânea do Datafolha Instituto de Pesquisa, selecionou-se, por conveniência dos autores, as líderes que apresentaram variação negativa com o passar dos anos. Apontou-se, finalmente, a relação entre o envelhecimento da marca e a dificuldade de se adaptar às mudanças ocorridas no mercado, a incapacidade de manter ou firmar um posicionamento e o descuido quanto à inovação, seja na marca ou no produto.

Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB

Eduardo Juan Soriano-Sierra, UFSC

Diogo Prim, FURB

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Publicado

30/08/07

Edição

Seção

Artigos