ALINHAMENTO ESTRATÉGICO INFORMACIONAL NA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS

Roberto Giro Moori, Silvio Popadiuk, Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Cláudio Rogério Washizo Caruso

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar o nível de alinhamento das dimensões da informação entre dois elos da cadeia de suprimentos, a indústria de medicamentos e as farmácias e drogarias segundo a abordagem da gestão da cadeia de suprimentos. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 85 empresas, sendo 51 delas varejistas de farmácias e drogarias e 34 fabricantes de medicamentos, localizadas na região metropolitana da cidade de São Paulo, SP. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva, com aporte quantitativo, tendo os dados sidos coletados por meio de um questionário estruturado com questões fechadas. Os resultados evidenciaram que ocorre o alinhamento em padrões pouco significativos entre as dimensões da informação quando comparados os dados informacionais desses dois elos pesquisados. Como essa evidência contrasta com a literatura que defende que a gestão da cadeia de suprimentos deve apresentar elevado alinhamento estratégico das informações com seus parceiros, foram formuladas algumas hipóteses sobre essa constatação.

Palavras-chave


indústria de medicamentos; farmácias e drogarias; gestão da informação; alinhamento; cadeia de suprimentos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N1ART89

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2