ALINHAMENTO ESTRATÉGICO INFORMACIONAL NA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvio Popadiuk Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cláudio Rogério Washizo Caruso Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N1ART89

Palavras-chave:

indústria de medicamentos, farmácias e drogarias, gestão da informação, alinhamento, cadeia de suprimentos

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o nível de alinhamento das dimensões da informação entre dois elos da cadeia de suprimentos, a indústria de medicamentos e as farmácias e drogarias segundo a abordagem da gestão da cadeia de suprimentos. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 85 empresas, sendo 51 delas varejistas de farmácias e drogarias e 34 fabricantes de medicamentos, localizadas na região metropolitana da cidade de São Paulo, SP. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva, com aporte quantitativo, tendo os dados sidos coletados por meio de um questionário estruturado com questões fechadas. Os resultados evidenciaram que ocorre o alinhamento em padrões pouco significativos entre as dimensões da informação quando comparados os dados informacionais desses dois elos pesquisados. Como essa evidência contrasta com a literatura que defende que a gestão da cadeia de suprimentos deve apresentar elevado alinhamento estratégico das informações com seus parceiros, foram formuladas algumas hipóteses sobre essa constatação.

Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Silvio Popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cláudio Rogério Washizo Caruso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Downloads

Publicado

30/04/07

Edição

Seção

Artigos