MOTIVOS EMOCIONAIS E RACIONAIS DO POR QUE DO FRACASSO DE SUPERMERCADOS VIRTUAIS DA BAHIA: COMO ESTA REALIDADE PODERIA SER MODIFICADA? UM ESTUDO DE CASO DO EXTINTO "MARIAMERCADO"

Autores

  • Raquel Leone Universidade Salvador – UNIFACS
  • Paula Nobre Universidade Salvador – UNIFACS
  • Rodrigo Ladeira Universidade Salvador – UNIFACS
  • Caio César Giannini Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2007V6N1ART88

Palavras-chave:

e-commerce, comércio, comportamento do consumidor

Resumo

O comércio eletrônico ainda não está consolidado em várias regiões do Brasil, como no caso de supermercados via Internet no nordeste do país. Esta pesquisa buscou compreender os possíveis motivos, racionais ou emotivos, por estes fracassos. Um estudo de caso do "MariaMercado", loja virtual da cidade de Salvador, na Bahia, que abandonou os negócios por causa de resultados insatisfatórios, foi realizada baseando-se em evidências. Desta forma, o propósito deste trabalho é avaliar as razoes que motivaram o fracasso de efetivar um supermercado virtual e definir possíveis alternativas para modificar este contexto, assim impedindo um resultado similar em empreendimentos desta natureza no futuro.

Biografia do Autor

Raquel Leone, Universidade Salvador – UNIFACS

Paula Nobre, Universidade Salvador – UNIFACS

Rodrigo Ladeira, Universidade Salvador – UNIFACS

Caio César Giannini Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

30/04/07

Edição

Seção

Artigos