O PRISMA DA INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Felipe Mendes Borini PUC/SP
  • Fernanda Cecília Ferreira Ribeiro PUC/SP
  • Fernanda Peixoto Coelho PUC/SP
  • Eduardo Rezende Proença PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N3ART81

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas, Teorias econômicas da internacionalização, Teorias comportamentais da internacionalização, Estratégia organizacional.

Resumo

O prisma da internacionalização é um modelo para as empresas avaliarem e decidirem o melhor modo de entrada e operacionalização de suas atividades no estrangeiro. Whitelock (2002) sugere um modelo que incorpore os elementos-chave das várias teorias, para explicar de uma maneira mais realista a internacionalização das empresas. São consideradas as seguintes teorias para compor o prisma: teoria da internalização; teoria dos custos de transação; teoria do paradigma eclético; teoria da organização industrial; teoria do ciclo de vida do produto; teoria da vantagem competitiva; teoria da escola de Uppsala; teoria das redes industrias; e a teoria da born globals. Este artigo mostra como a perspectiva do prisma pode ser operacionalizada pelas empresas para uma melhor implementação das estratégias de internacionalização.

Biografia do Autor

Felipe Mendes Borini, PUC/SP

Fernanda Cecília Ferreira Ribeiro, PUC/SP

Fernanda Peixoto Coelho, PUC/SP

Eduardo Rezende Proença, PUC/SP

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Publicado

30/09/06