Influência de Fatores Comportamentais na Propensão ao Endividamento

Autores

  • Silvia Amélia Mendonça Flores Universidade Federal de santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART808

Palavras-chave:

Finanças Comportamentais, Propensão ao Endividamento, Materialismo, Educação Financeira, Risco.

Resumo

O presente estudo buscou analisar a influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou-se uma pesquisa survey junto a 246 servidores. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado, com escalas quantitativas para mensurar endividamento, materialismo, risco e educação financeira. Quanto à educação financeira, constatou-se que 46% dos servidores possuem um alto nível de conhecimento sobre finanças pessoais. Os testes de diferenças de medianas confirmaram alguns dos fenômenos comportamentais já evidenciados pela literatura, como a maior percepção de risco dos casados em relação aos solteiros. Na análise de regressão múltipla, o modelo demonstrou que a percepção de risco financeiro e a educação financeira são, dentro dos fatores estudados, os que influenciam a propensão ao endividamento sendo que quanto maior a percepção de risco e o grau de educação financeira menor a propensão ao endividamento. De maneira geral, os servidores apresentaram baixos níveis de endividamento e um comportamento conservador perante o risco financeiro.

Biografia do Autor

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal de santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa; Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa: Sistemas e Finanças

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunta e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

19/12/13

Edição

Seção

Artigos