PERCEPÇÃO DA INCERTEZA E O PERFIL EMPREENDEDOR NO SETOR DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO

Adilson Aderito Da Silva, HAIDAR GELANZAUSKAS FABIANO, OLIVEIRA DUARTE MÁRCIA, ROSANA CRISTINA MARTINS DA SILVA BANDEIRA, TARCILA PRADO CORREA

Resumo


A presente pesquisa foi conduzida com o intuito mensurar a influência da percepção de incerteza sobre o perfil empreendedor de gestores no setor de serviços de alimentação da cidade de São Paulo. A percepção de incerteza e o perfil empreendedor foram respectivamente operacionalizados como construtos multidimensionais a partir de três tipos de incerteza percebidos no ambiente organizacional (incerteza de estado, incerteza de efeito e incerteza de resposta) e quatro dimensões do perfil empreendedor (inovação, poder, realização e planejamento). A coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2010 junto a 86 respondentes sendo a maioria deles sócio-proprietários e profissionais autônomos na cidade de São Paulo. Os dados processados com o software SmartPLS e analisados com a técnica de Modelagem por Equações Estruturais, evidenciaram que a percepção de incerteza está inversamente relacionada com o perfil empreendedor, quanto menor a incerteza percebida no ambiente mais intensas serão as atitudes que fomentam o perfil empreendedor, em especial a disposição para inovar e criar novos produtos e mercados.


Palavras-chave


Incerteza, empreendedorismo, perfil empreendedor, serviços, MEE-pls

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DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART805

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