EMPREENDER OU NÃO? FATORES CONDICIONANTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Déborah Luiza Marcon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Amelia Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jucelia Appio Frizon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2020V19N1ART7526

Palavras-chave:

Administração, Empreendedorismo,

Resumo

Muitos são os fatores que determinam a decisão dos indivíduos de iniciar um empreendimento. Neste sentido, o artigo busca analisar a influência de fatores sociodemográficos e comportamentais sobre dois grupos de indivíduos: os que possuem intenção de empreender e os que não possuem intenção de empreender. O estudo caracteriza-se como quantitativo e descritivo, adotando questionário e método de regressão logística. A amostra considerou 371 estudantes universitários de cursos de graduação em Administração, de instituições de ensino superior, localizadas na região sudoeste do Paraná. Este tem sido o delineamento da maioria das pesquisas realizadas, nesta temática de interesse (RUEDA; MORIANO; LIÑÁN, 2015). Os resultados indicam que os fatores comportamentais são os que possuem maior poder de explicação nas intenções empreendedoras. Em seguida, destacam-se os fatores referentes ao acesso à educação para o empreendedorismo e a atividade profissional atual. Gênero, familiar empreendedor e renda não se mostraram significativos no modelo adotado.

Biografia do Autor

Déborah Luiza Marcon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduada em Administração pela Universidade Paranaense - UNIPAR, (2009), onde obteve o título de Melhor Aluna do Curso de Administração (2009). Especialização em MBA em Gestão Avançada de Marketing pela Universidade Paranaense - UNIPAR, (2011). Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, (2018). Diretora Geral na empresa Marcon Atacado Distribuidor, atua como professora visitante do Curso de Pós-graduação, Especialização em Gestão Empresarial, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atuando principalmente nas seguintes áreas: empreendedorismo, inovação, marketing.

Amelia Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-Doutor em Ciências de La Información (Universidad Complutense de Madrid) e Pós-Doutor em Administração (FEA/USP). Professor Titular da UFSC, atuou no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), até 1998, quando se aposentou. Prosseguindo na carreira acadêmica, atuou na Universidade Regional de Blumenau (FURB), de 1999 a 2012, onde desempenhou funções no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e no Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração. Em seguida, na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de 2011 a fevereiro de 2016, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), no nível de Doutorado, e no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Em março de 2016 integrou o Curso de Doutorado Acadêmico em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), contribuindo para sua aprovação e atuando na Área de Concentração em Sustentabilidade, Empreendedorismo, e Dinâmicas Territoriais, na Linha de Pesquisa em Gestão Organizacional e Empreendedorismo. E, no Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade em Organizações.  Em dezembro de 2017 voltou a contribuir como Professora Titular – Aposentada, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduada em Administração – Universidade Paranaense – UNIPAR, 2004. Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2010. Doutor em Administração pela Universidade Positivo – UP, 2013. Professor Adjunto do Curso de Administração e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua nas seguintes áreas: empreendedorismo, inovação, marketing.

Downloads

Publicado

11/05/20

Edição

Seção

Artigos