A IMPLANTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS EFEITOS SOBRE OS PROCESSOS E OS CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS DAS EMPRESAS

Autores

  • Sergio Bulgacov UFPR
  • Alexandre Cabral de Azevedo Unopar
  • Yára Lúcia Mazziotti de Bulgacov Unicenp
  • Leandro Azevedo da Silva Rosadas UFRuralRJ

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART75

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, Estratégia, Internet

Resumo

Esta pesquisa trata da influência do comércio eletrônico no conteúdo e nos processos estratégicos das empresas, tendo como propósito elaborar um quadro não somente conceitual, mas também de aplicação de metodologia de investigação para a melhor compreensão do fenômeno. A pesquisa exploratória qualitativa teve como objetivo geral caracterizar o comércio eletrônico empiricamente, tendo em vista seus impactos sobre o conteúdo e os processos estratégicos de empresas no biênio 2004-2005. Quanto aos resultados obtidos, não houve uma forma única de mensurar a implantação do comércio eletrônico. Vários indícios apontam para uma mudança de abordagem de mensuração do resultado, no sentido de dar maior importância a certos fatores componentes do conteúdo e do processo estratégico, como a qualificação do pessoal, a autonomia dos funcionários, o estabelecimento de novas metas, o foco em outros nichos de mercado e a divulgação dos serviços da empresa. A hipótese de que a implantação do comércio eletrônico traz mudanças nos conteúdos e processos estratégicos e, conseqüentemente, nos resultados das empresas teve uma resposta afirmativa. Embora as mudanças sejam incrementais, a hipótese aponta para um novo campo de estudo que verifique a intensidade dos fatores de mudança: se afeta a mudança estratégica, o comércio eletrônico o faz com que intensidade?

Biografia do Autor

Sergio Bulgacov, UFPR

Alexandre Cabral de Azevedo, Unopar

Yára Lúcia Mazziotti de Bulgacov, Unicenp

Leandro Azevedo da Silva Rosadas, UFRuralRJ

Downloads

Publicado

30/05/06

Edição

Seção

Artigos