A IMPLANTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SEUS EFEITOS SOBRE OS PROCESSOS E OS CONTEÚDOS ESTRATÉGICOS DAS EMPRESAS

Sergio Bulgacov, Alexandre Cabral de Azevedo, Yára Lúcia Mazziotti de Bulgacov, Leandro Azevedo da Silva Rosadas

Resumo


Esta pesquisa trata da influência do comércio eletrônico no conteúdo e nos processos estratégicos das empresas, tendo como propósito elaborar um quadro não somente conceitual, mas também de aplicação de metodologia de investigação para a melhor compreensão do fenômeno. A pesquisa exploratória qualitativa teve como objetivo geral caracterizar o comércio eletrônico empiricamente, tendo em vista seus impactos sobre o conteúdo e os processos estratégicos de empresas no biênio 2004-2005. Quanto aos resultados obtidos, não houve uma forma única de mensurar a implantação do comércio eletrônico. Vários indícios apontam para uma mudança de abordagem de mensuração do resultado, no sentido de dar maior importância a certos fatores componentes do conteúdo e do processo estratégico, como a qualificação do pessoal, a autonomia dos funcionários, o estabelecimento de novas metas, o foco em outros nichos de mercado e a divulgação dos serviços da empresa. A hipótese de que a implantação do comércio eletrônico traz mudanças nos conteúdos e processos estratégicos e, conseqüentemente, nos resultados das empresas teve uma resposta afirmativa. Embora as mudanças sejam incrementais, a hipótese aponta para um novo campo de estudo que verifique a intensidade dos fatores de mudança: se afeta a mudança estratégica, o comércio eletrônico o faz com que intensidade?

Palavras-chave


Comércio eletrônico; Estratégia; Internet

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART75

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2