ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO ALUNO PARA MELHORIA DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Silvana Anita Walter PUC-PR
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau – Furb
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau – Furb

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART73

Palavras-chave:

Modelo Kano, Matriz de importância x desempenho, Satisfação de alunos, Curso superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a utilização de métodos de identificação de oportunidades de melhoria em instituições de ensino superior (IES). Para tanto, 20 atributos do curso de Administração da Universidade Regional de Blumenau/SC foram analisados através de uma amostra de 362 alunos. Os métodos utilizados para identificação de oportunidades de melhoria foram o modelo Kano e a matriz de importância x desempenho. O uso conjunto dos dois métodos permitiu uma melhor identificação dos atributos prioritários para melhoria. Atributos considerados críticos pela matriz de importância x desempenho tiveram sua prioridade reduzida por serem considerados atrativos pelo modelo Kano. Os resultados demonstraram a potencialidade de aplicação conjunta dos dois métodos na identificação de oportunidades de melhoria nas IES.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, PUC-PR

Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau – Furb

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau – Furb

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Publicado

30/05/06

Edição

Seção

Artigos