CAPITAL DE GIRO E DESEMPENHO DE EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2019V18N3ART7115

Palavras-chave:

Resultado Financeiro, Capital de Giro, Agronegócio, Modelo de Fleuriet, Liquidez

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência da gestão do capital de giro no desempenho econômico e financeiro das empresas do agronegócio brasileiro, a partir das variáveis do Modelo de Fleuriet e dos indicadores de rentabilidade. De natureza descritiva e tendo como universo da pesquisa as empresas listadas na bolsa de valores de São Paulo [B3], no período de 2011 a 2017, do segmento econômico do agronegócio. As principais constatações do Modelo de Fleuriet foram de que a necessidade de capital de giro é positiva para mais de 92% das empresas, mesmo comportamento apresentado pela maioria das empresas brasileiras, onde 55% delas, apresentam uma estrutura de financiamento do capital de giro inadequada. Além disso, somente 33% apresentam liquidez e rentabilidade positiva, o que reforça a importância da estratégia de financiamento do capital de giro adequada às características do negócio e a extensão seu ciclo financeiro.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Discente do Mestrado em Administração da  Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse nas áreas de Desempenho Financeiro e Governança Corporativa.

Edemar Ferrarezi Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Discente do Mestrado em Administração da  Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse nas áreas de Agronegócio

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Atua como Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão da Inovação

Sérgio Silva Braga Júnior, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Atua como Professor Adjunto na Faculdade de Ciências e Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem interesse nas áreas de Estratégia.

Downloads

Publicado

12/02/20

Edição

Seção

Artigos