A SEGMENTAÇÃO E A PROMOÇÃO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: UM ESTUDO EM FUNDAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Ricardo Boeing da Silveira, Lucila Maria de Souza Campos, Rosilene Marcon

Resumo


O terceiro setor no Brasil vem crescendo sensivelmente, sobretudo nas três últimas décadas. Acompanhando seu crescimento, acirra-se também a disputa por recursos que financiem seus projetos. Os vários tipos de organização sem fins lucrativos realizam atividades de captação de recursos de diferentes modos, algumas em maior, outras em menor intensidade, conforme grupos específicos. Diante disso, foram investigadas as diferenças existentes entre a execução de dois dos elementos de marketing (a segmentação e a promoção) em duas tipologias de fundação do terceiro setor de Santa Catarina, as fundações educacionais e as não educacionais. Utilizou-se a técnica estatística de análise discriminante dos dados respondidos por 41 fundações. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção e a segmentação de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode acarretar uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.

Palavras-chave


Terceiro setor; Fundações; Captação de recursos; Segmentação; Promoção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2006V5N2ART71

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2